
quinta-feira, dezembro 27, 2007
A morte

Estreia hoje Call Girl

Pedro Arroja, na Visão de hoje
Pedro Arroja, “Visão”, 27-12-2007
Ou não...
Circo Chávez
Chávez tem, na libertação prevista para hoje, o golpe de teatro populista que entende ser decisivo na recuperação da imagem de grande líder. E as FARC (porque será que alinham?) aceitam libertar 3 dos mais de 4000 sequestrados que vêm mantendo em cativeiro.
Obrigado, Sr. Ministro
Obrigado, pois, Sr. Ministro. As populações durienses é que, como originárias de uma região já deprimida, não percebem que não vale a pena investir na sua própria fixação. Não compreendem, enfim, que se se concentrar todos os portugueses na região de Lisboa irá o governo poupar, e muito, em todas as infra-estruturas. Não percebem, ponto. Feche-se o país, salve-se Lisboa.
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Serenidade
domingo, dezembro 23, 2007
"Só Visto"??????
sábado, dezembro 22, 2007
Ana Moura
Aqui fica "Viemos Nascidos do Mar"
Total recall
Ao que tudo indica, as "recomendações" do Banco de Portugal de Constâncio estão a conduzir à previsível eleição de Carlos Santos Ferreira (actual administrador da CGD) para novo CEO do BCP. Acontece que Santos Ferreira é "muito próximo" dos socialistas, logo constitui-se como a solução ideal sob o prisma de Sócrates, que poderá indicar mais um boy para a CGD, passando a "dominar" os 2 maiores bancos portugueses. Putin não faria melhor.
Até aos Urais?
"Nous ne coalisons pas des États, nous unissons des hommes." Jean Monnet
A CP desencoraja o uso da ferrovia
sexta-feira, dezembro 21, 2007
Quaresma, volta
Hoje, o Porto perdeu, e bem. Sem extremos, Jesualdo não foi capaz de montar uma estratégia capaz de manter o bom futebol que o Porto vinha praticando. Foi mesmo sofrível a atitude de grande parte dos jogadores azuis ante uma equipa pouco melhor que frágil.
Ainda assim, Pedro Henriques deu um ar de sua graça ao não assinalar uma penalidade quando o jogo ainda estava empatado. Preferiu inventar a falta fora da área quando, no mínimo, foi em cima da linha. Mas, enfim, isso não apaga a péssima exibição.
O Braga, a sofrer
Já na Taça Uefa, Nuremberga para o Benfica, Basileia para o Sporting e Werder Bremen para o Braga. Três equipas alemãs no caminho das portuguesas, e o Braga, mais uma vez, a ser o mais azarado. O Werder Bremen é um grande obstáculo à continuação dos minhotos em prova, mas quando há crer...
quarta-feira, dezembro 19, 2007
Uma pequena derrapagem
Concluída mais de 10 anos depois do prazo previsto, a obra ficará pelo dobro do orçamentado. O Metro de Lisboa, que já recebe quatro vezes mais do que recebe o Metro do Porto, não verá os seus administradores incomodados. Problema haveria no caso de as contas baterem certo, pelo menos a avaliar pelas retaliações de Mário Lino ao rigor do Metro do Porto...
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Uma necessidade
Os recentes assassinatos de pessoas ligadas à indústria da "noite" assumem, pelo seu número e pelas suas características, um factor indicador de que os tempos em que o crime organizado apenas existia nos filmes já lá vai.
É pois, por parte de Pinto Monteiro, a resposta adequada aos factos. Cortar, pela raíz, o mal é a única saída.
Dia D

Em Lisboa, os líderes da UE, à excepção de Gordon Brown, que chegará mais tarde, irão assinar o novo tratado europeu. Todos os líderes terão direito a uma caneta de prata alusiva ao momento.
Com muita pompa e muita circunstância, a cerimónia terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos. Seguidamente, os signatários serão conduzidos de eléctrico até ao Museu dos Coches, onde o Presidente da República lhe oferecerá almoço.
Termina assim a Presidência Portuguesa da UE. Não se pode dizer que o balanço seja negativo - finalmente, e depois do enorme trabalho da Presidência anterior, a alemã, é assinado o novo tratado. Sócrates também acaba por conseguir que esta assinatura aconteça na capital portuguesa, em detrimento de outra cidade mais pequena, cumprindo um desígnio pessoal e incompreensível.
Apenas espero que este seja o momento que permita à UE trilhar o caminho da unificação práctica. O nível de discussão vai-se elevar. O caminho é o federalismo?
Democracia e sentido Humanista?
O estilo de protesto e o momento escolhidos são reveladores da ausência de sentido democrático e do desprezo pelos valores humanistas de alguma esquerda. Impediram, pela vozearia, que o Presidente em exercício da União Europeia discursasse normalmente e ridicularizaram o momento simbólico da proclamação da Carta.
Eu também sou favorável ao referendo nos Estados-membros. Também me sinto impotente face à inevitabilidade da ratificação parlamentar. Mas continuarei respeitador de pessoas e Instituições.
terça-feira, dezembro 11, 2007
Na frente
Com golos de Lucho (esquisito este golo) e do incontornável Quaresma, os azuis encaixaram €2,2 milhões pelo apuramento e mais €600 mil, pela vitória. O primeiro lugar do grupo permite ao Porto evitar os grandes colossos europeus como o Man Utd, o Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Milão...
Agora, é preciso que o único representante português na prova mantenha a sua consistência.
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Ao lado
Deliberadamente, o conflito no Darfur, Sudão, estará fora da agenda de discussão. O que quer dizer que os líderes europeus e africanos irão ignorar um conflito que dura desde 2003 e que já provocou 250.000 mortos e 2.500.000 refugiados.
Hoje, a prioridade devia ser:

quarta-feira, dezembro 05, 2007
Até quando?
A hora do adeus

A verdade é que a situação era insustentável. O BCP vive a pior crise da sua história e Jardim Gonçalves muito terá contribuído para isso. Depois de ter criado uma situação estatutária que pemitia que ele próprio tutelasse quem devia ser o homem forte do banco, não abdicando do poder, ainda teve tempo para o alegado perdão da dívida a uma empresa do filho. Foi uma sucessão de acontecimentos, provocados por lutas de poder, é certo, mas que colocaram Jardim Gonçalves num beco cuja única saída era a sua saída.
Acabou por acontecer, ontem. Pela primeira vez em muito tempo, todas as facções do banco se uniram no regozijo pela saída de Jardim.
O Recuo
De qualquer forma, algo terá que ser feito no sentido de impedir que se continuem a gastar 40 toneladas de sacos de plástico por ano. Muitas dessas toneladas não têm o devido tratamento e vão parar aos rios, mares, solos demorando, ao que se sabe, centenas de anos a desaparecer. Graças a isso, são muitas as espécies marinhas que, confundindo os sacos com peixe, os engolem com consequências que levam muitas vezes à morte.
No meu caso, já tenho por hábito não pedir sacos no supermercado e reutilizo todos os que posso. Mas sei que isso não chega. É preciso criar uma consciência global de respeito mútuo entre as espécies e o ambiente. E, no caso das espécies, dá-me ideia de que apenas é preciso consciencializar uma...
Hillary Swank
terça-feira, dezembro 04, 2007
Agora o Irão
Crise, novamente
Acontece que o PSD, na vereação, chumbou a proposta de António Costa. Hoje, houve uma pequena reviravolta, com o PSD, na Assembleia Municipal a chegar a acordo para viabilizar, em condições ligeiramente diferentes das inicialmente propostas.
Ou seja, está o PSD a subalternizar-se face ao obreiro dos cortes cegos às autarquias, enquanto Costa foi ministro - não seria tempo de provar um pouco do seu próprio veneno? Não contente, a víbora Costa ainda veio afirmar, consumada que estava a reviravolta, afirmar que a situação se resolveu desde o momento em que o PSD "ganhou juízo"... Todos têm o que merecem, principalmente quando baixam as calças...
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Foi assim

Na noite de ontem, Quaresma, rei e senhor, ensaiou mais um golaço frente ao Benfica - já vem sendo hábito.
E, de repente, a vantagem do Porto, que se preparava para passar a quase nula segundo jornalistas e comentadores, aumentou para 7 pontos. De repente, também, os jornalistas foram ao baú das estatísticas esquecer o número 33 (número de jogos em que o Benfica estava invicto na Liga) e recuperaram o 40 (número de jogos com o Porto líder).
Já hoje, o Sporting não passou de um empate frente ao lanterna vermelha, a União de Leiria - e já se viram os primeiros lenços brancos. Parece que a palavra de ordem de Paulo Bento terá que ser alterada para "intranquilidade"...
sábado, novembro 10, 2007
Posto no sítio
"Por qué no te callas?"
O vídeo aqui.
quinta-feira, novembro 08, 2007
Insane

Nas últimas semanas, foram muitos os exemplos de acidentes brutais nas nossas estradas, quase sempre a resultar em mortos.
As vias estão cada vez melhores, os carros são cada vez mais seguros, as campanhas de prevenção rodoviária são mais intensas e a´s forças policiais até asseguram que a fiscalização é maior. Onde está então a falaha? Porque continua esta guerra civil que tanto prejudica o país? É preciso uma estratégia nacional de combate a esta calamidade. Está visto que não vamos lá com "associações de cidadãos auto-mobilizados" e afins.
Há dias, veio o governo anunciar com alguma pompa que estava a ser criado um sistema de autocolantes a distribuir pelos carros que variavam entre verde, amarelo e vermelho consoante o condutor tivesse tido acidentes em que fosse culpado nos últimos anos. Ora, este sistema não poderá funcionar nunca. Além de haver muitos condutores sem carro, há os que conduzem carros que não são seus, pelo que levariam com a classificação dos outros. Para acabar com esta trapalhada, eu proponho que o governo distribua o respectivo autocolante, mas para ser colado na testa de cada condutor - assim se conseguiria a intransmissibilidade da classificação. Ah, claro, e para dar o exemplo, tal como no caso do Cartão Único, deveria ser o cidadão Sócrates a inaugurar a campanha...
quarta-feira, novembro 07, 2007
Sortes Diferentes
Pelo que vi do jogo do Benfica, só faltou mesmo marcar já que se apresentaram com um forte caudal ofensivo. Mas vitórias morais...
Já o Porto, acusando a falta de Lucho, mostrou-se muitas vezes desconexo. E mesmo no sector defensivo, houve demasiadas falhas de atenção (e classe), como a que dá origem ao golo do Marselha. Acabou por ter a sorte do jogo ao marcar numa das poucas oportunidades de que dispôs na segunda parte.
Ainda hoje, entra em campo o Sporting que jogará, em casa, frente ao AS Roma. O jogo poderá ser decisivo para as aspirações leoninas.
segunda-feira, outubro 29, 2007
Injustiça
O caso, se não fosse trágico, era simplesmente ridículo. Ainda mais se torna com esta incompreensível decisão da justiça - continuamos um país adiado.
quinta-feira, outubro 25, 2007
Fuuuuuuuuuusãoooooooo!!!!!!

O BPI propôs hoje ao BCP o início das negociações tendentes a um processo de fusão dos 2 bancos - passariam, juntos, a denominar-se Millennium BPI. É bonito ver David com esta coragem face a Golias. Mas, a dar certo, esta operação permitirá ao La Caixa, de Barcelona, assumir o controlo sobre o maior banco privado português. Não tendo opinião sobre se isso seria bom, ou não, sei que em Espanha nunca o governo permitiria tal jogada.
domingo, outubro 21, 2007
Racismo ponto
Estalou a polémica e a discussão. Não tendo o cientista fundamentado a afirmação (ele, que mais que ninguém deveria respeitar o pensamento científico), só posso apelidar de racistas as suas afirmações.
Mais Pobres
É claro que, a seguir, apareceu o Sr. Director do Parque, chamado Henrique Pereira a declarar "a área ardida é essencialmente pinhal, e não foram afectadas espécies protegidas". Ainda disse outras enormidades, mas sempre a desvalorizar esta tragédia que se abateu nas imediações da Pedra Bela e da Portela do Homem. Eu, que sempre tive os directores dos Parques Naturais como eternos defensores da Natureza, muitas vezes contra as pessoas que os nomearam, deixo cair por terra este meu preconceito - ainda por cima por causa do Director de um dos Parques que mais me diz.
Golpe de Teatro

No Grande Prémio do Brasil em Fórmula 1, que aconteceu hoje, assistiu-se a um golpe de teatro. Com 3 pilotos a terem possibilidade de se sagrarem campeões do mundo, acabou por ser Kimmi Raikkonen o mais bafejado pela sorte. Lewis Hamilton não foi capaz de contrariar a sua inexperiência, errando logo à partida e deitando por terra as possibilidades de sucesso. Filipe Massa, a correr em casa, jogou também uma cartada fundamental na vitória do seu companheiro de equipa. Liderou grande parte da corrida, cedendo o primeiro lugar a 21 voltas do fim, mas mantendo em terceiro lugar Fernando Alonso, lugar que permitiu que o espanhol não totalizasse mais pontos que o finlandês.
Enfim, foi um último Grande Prémio à maneira dos míticos finais de campeonato entre o saudoso Senna e Alan Prost.
Continua o Milagre
O milagre só não foi consumado porque esta eliminatória se disputa a 2 mãos. E, aí, o Sporting já não deverá jogar com as suas segundas linhas.
sábado, outubro 20, 2007
Acordo

É oficial e aconteceu durante a Presidência portuguesa. Os líderes da UE chegaram a acordo quanto ao Tratado Consitucional europeu. Será assinado a 13 de Dezembro, em Lisboa. Depois, terá que ser ratificado.
Eu, que me considero europeísta convicto, acho serem boas as notícias. Acho mesmo que este pode ser o momento de viragem na afirmação política de que a União precisa. Começa a ficar claro o mapa da evolução para uma união política e o próximo debate já será dedicado ao federalismo.
À margem das boas novas, contudo, não pude deixar de reparar no chinfrim feito pela nossa comunicação social. Bem sei que o momento foi importante na vida da UE, sei que não é fácil aturar os irmãos gémeos polacos (um a Primeiro-Ministro e o outro a Presidente), mas a verdade é que Angela Merkel, durante a presidência alemã, já havia partido a pedra toda - agora foi só uma redistribuição de rebuçados. É claro que o nosso Primeiro, vaidoso como é, ao aperceber-se que estava sob tantos holofotes, aproveitou para chamar sobre si a "construção do mundo". Reparei mesmo na sua cara de estafado, como a dar a ideia de "isto foi difícil, mas eu dei a volta por cima e agora aqui têm a obra". Enfim, já todos nos habituámos ao marketing do nosso Governo.
quarta-feira, outubro 17, 2007
Medo
A RTP abriu o Telejornal com a vitória da selecção nacional de futebol sobre o Cazaquistão. Medo, tenho cada vez mais medo.
domingo, outubro 14, 2007
Ficamos com esse
sexta-feira, outubro 12, 2007
Gore, Nobel da Paz
quarta-feira, outubro 10, 2007
Ainda mais

Desde o 11 de Setembro que o preço dos combustíveis tem subido sem parar. E, com isso, ganha o comércio de combustíveis, mas ganha também o Estado com a receita fiscal arrecadada. Como se não bastasse, o ISP também não tem parado de subir.
Para 2008, é já uma certeza, o Ministro das Finanças vai... subir o ISP. É a consciência social e económica que os nossos governantes têm.
Vâ Glória de Mandar
Depois de terem apreendido tarjas a manifestantes, na semana passada, o Ministério da Administração Interna avançou, esta semana, para uma estratégia mais "preventiva" - invadiu uma sede sindical, fazendo apreensão de documentos e deixando recados intimidatórios à classe "subversiva". Teria a PIDE feito diferente? Aos meus olhos, a metodologia é igual.
A par disto, o jornalista José Rodrigues dos Santos, foi suspenso de funções e foi alvo de um processo disciplinar por afirmar que a RTP, há alguns anos, enviou para Madrid a 4ª classificada do concurso aberto para o efeito. A verdade é que isso aconteceu mesmo e, para quem conhece o trabalho de Rosa Veloso, é fácil perceber que ela nem servia para correspondente da RTP na Areosa.
Cada vez mais, estamos a ser sujeitos ao cerco de Sócrates e Cia. E agora, até temos que nos calar. A Imprensa e muitos blogues já estão silenciados. Este, pelo menos, não se calará.
terça-feira, outubro 02, 2007
Continua
Alberto Costa nem hesitou - tirou o tapete a quem não "baixou as calças" aos britânicos e ousou destoar da postura de todo o nosso governo.
segunda-feira, outubro 01, 2007
O Segredo
Corre o Segredo, mas baixinho.
Diz-se ainda que a proposta era que o substituto fosse Rui Pereira, o agora Ministro da Administração Interna e, como tal, homem da absoluta confiança do Primeiro-Minsitro.
Já não é o Segredo, mas uma interrogação minha - por que quereria o Primeiro-Ministro que o PGR fosse alguém do seu círculo de confiança?
sábado, setembro 29, 2007
Tinha razão
Definitivamente, tocam-se
Com mais este caso, fico mais consciente de que PNR e BE serão 2 faces da mesma moeda, ainda por cima, má. E quanto aos de esquerda, penso que ainda não perceberam que, caso ignorassem os ignorantes, eles seriam ignorados por todos... Mas, uns precisam dos outros, não é?
Preocupação

A situação actual da Birmânia deveria preocupar a comunidade internacional. Mas não preocupa.
Tirando a imprensa, ouvem-se algumas palavras de lamento mas muito poucas acções. Já houve mesmo quem dissesse que o "azar" dos birmaneses é a falta de petróleo no país. O regime militarizado já vedou o acesso ao servidor existente no país e limitou o uso das linhas telefónicas internacionais.
Estamos na iminência de um massacre e a comunidade internacional tarda em mobilizar-se. Até quando?
Derbis?

Hoje é o dia dos 3 clássicos: Porto, Lisboa e Minho. Mas estou bem mais virado para a tranquilidade que Cartier-Bresson nos transmite. Ainda me considero um felizardo por ter assistido à grande retrospectiva que o Centro Cultural de Belém organizou, há uns anos. Bons tempos esses, em que o CCB ainda tinha uma palavra a dizer enquanto espaço de exposições...
sexta-feira, setembro 28, 2007
Santana regressa
De qualquer modo, até acho que o homem teve razão em protestar e se tivesse ficado por aí, teria saído em grande. Agora, abandonar o estúdio deu azo a que a SIC se defendesse, alegando exagero na reacção de Santana. Enfim, aí temos outra vez o "one man show".
quarta-feira, setembro 26, 2007
Portugal, 1983

Lamacha, Serra do Barroso, Agosto de 1983
(© Georges Dussaud)
Do
Arte Photographica tirei esta fotografia do mestre Dussaud. Que resta deste Portugal de há 24 anos? Tirando a alegria contagiante das meninas...
Mundo cão
Este é um excerto do artigo do Público que dá nota do julgamento da morte de uma menina de 2 anos, de Monção. No banco dos réus está a sua mãe.
Perante relatos como este, e ciente da presunção de inocência, não posso deixar de me revoltar pelo mundo cão em que vivemos. O valor da vida humana está relativizado e, por vezes, não sei onde param os milhares de anos de civilização. São recorrentes os episódios de barbárie que remetem para o Pré-Idade Média. São frequentes as enormidades cometidas sobre crianças. Que mundo este?
Euforia

A selecção nacional de rugby foi hoje recebida, em Lisboa, por uma multidão eufórica. Bem sei que os "lobos" eram a única selecção amadora, que tinham o seu destino traçado, etc. etc., mas será um feito assim tão grande apanhar tantas derrotas quantos os jogos disputados e protagonizar a maior derrota de sempre em campeonatos do mundo? Ou serei apenas eu a ser pessimista? O apuramento foi brilhante, agora a fase final...
Piorou
Um nojo
Os portistas foram para este jogo com uma segunda linha, alinhando com apenas 5 jogadores habituais, obrigados pelo Regulamento, por forma a poupar a equipa. Infelizmente, já não é caso virgem - poupa-se a equipa, para nada, já que, assim, não há jogos posteriores. Em Portugal, esta moda é tão estúpida como desprovida de sentido. As grandes competições europeias são tradicionalmente ganhas por equipas espanholas, inglesas, italianas onde os campeonatos têm 20 equipas e cuja carga competitiva é maior. Mas, lá encara-se os jogadores como profissionais que têm que... trabalhar. Por cá, e no Porto em particular, acha-se que os jogadores só podem jogar 1 vez por semana, poupando-os a esforços "suplementares"... Depois dá nisto - e o caso Imortal não tem assim tanto tempo...
terça-feira, setembro 25, 2007
Raro

É raro em Portugal aparecer um projecto musical tão bom como o "Xaile - Música Planetária Portuguesa".
Descobri esta semana, já tarde, a existência deste grupo, com 3 bonitas vocalistas, a Lília Matos, a Bia e a Marie. Vale mesmo a pena espreitar o My Space da Lília Matos, aqui. E lá, ver os vídeos e escutar as músicas disponibilizadas. Sem dúvida, uma lufada de ar freso no panorama musical português.
domingo, setembro 23, 2007
Morre o Mimo
Aqui fica um vídeo restrospectivo do artista:
http://www.youtube.com/watch?v=zNqskkKMkFQ
sábado, setembro 22, 2007
Dia da Mobilidade

Foto: www.marginalizante.blogspot.com
Voltaram esta semana os eléctricos ao Porto. O problema, é que nunca deveriam ter sido retirados. Como se sabe, o Porto é uma das cidades da Europa com pior qualidade do ar, situação que se agravou com a retirada de circulação de meios de transporte mais ecológicos, como sendo os eléctricos e os tróleicarros - quem ainda se lembra?
Em Coimbra, os tróleis, também chamados de "pantufas" por serem tão silenciosos, ainda continuam a circular, o que enriquece a cidade e os seus habitantes. No Porto, já circulam os eléctricos e o caminho terá que ser o de recuperar o que é melhor para a cidade.
Fenómeno
As manifestações de apoio foram aos milhares, o tempo de antena, imenso, e houve até direito a um comunicado de Gordon Brown, o Primeiro-Ministro inglês. Neste último caso não será alheia, contudo, a coincidência temporal com a novela Maddie.
De qualquer forma, José Mourinho, volta à ribalta, ainda por cima com uma indemnização que, só por si, serviria para um resto de vida faustoso e deixar ainda uma grande herança - só ao alcance de poucos.
domingo, setembro 16, 2007
Já Primeiro

Lisandro, de cabeça, colocou hoje os bi-campeões no topo, isolados, do campeonato. Os dragões, a defrontarem os antigos líderes, conseguiram manter a invencibilidade e deram a Jesualdo Ferreira o feito de alcançar 6 vitórias consecutivas na 1ª Liga.
Também o Benfica venceu o seu jogo com a Naval, por 3-0, perdendo, no entanto, o importante Petit, por lesão. Teve, contudo, uns 15 minutos finais de completo sufoco com o despertar tardio da equipa da Figueira da Foz - foram inúmeros os remates, 2 bolas no ferro e diversos momentos de aflição na defesa benfiquista. Para a história fica, no entanto, a vitória expressiva.
sábado, setembro 15, 2007
quinta-feira, setembro 13, 2007
Bem feito
Quanto ao murro de Scolari, espero que a FPF aja da mesma forma com que agiu com Zequinha, o jogador dos Sub-19 que retirou um cartão da mão do árbitro. A pena tem que ser exemplar e não pode passar por menos que o despedimento - aliás, é a grande oportunidade que tenho de ver o Scolari fazer as malas... Mas, odiozinhos à parte, a verdade é que, pela atitude do brasileiro, senti vergonha de ser português. Rua com ele!
sábado, setembro 08, 2007
Novela mexicana
sexta-feira, agosto 31, 2007
Exemplar
Colossos na rota portuguesa
Ao Leiria, devemos a proeza de proporcionar a Portugal um recorde em presenças nas competições uefeiras - com a vitória de ontem em Israel, o Leiria juntou-se a mais 3 equipas na Taça UEFA que, com as 3 da Liga dos Campeões perfaz o número recorde de 7. Quase metade das equipas que o ano passado disputaram a Liga portuguesa estão nas competições europeias.
segunda-feira, agosto 27, 2007
Porto à frente
http://youtube.com/watch?v=RvyEmOtTjw0
Nélson Évora de ouro
quarta-feira, agosto 22, 2007
Original
Este blogue é original e está isento de transcrições não anunciadas.
Ao que parece, plágio já não é o que era...
quinta-feira, agosto 16, 2007
Serviço Público, sem dúvida

Sinto-me roubado!
Tenho dúvidas, pelo que vi, que o Registo Criminal dos Serviços da Justiça esteja tão limpo como o meu, mas eles não requisitam tais atestados, creio...
quarta-feira, agosto 15, 2007
Vencedor

Cândido Barbosa, apesar das vitórias, do esforço e do inenarrável apoio do público não conseguiu levar a melhor - mas não consigo chamar-lhe perdedor.
Sinal menos para a RTP. Não conseguiu transmitir convenientemente a etapa decisiva da Volta. Ao que parece, não conseguiram fazer levantar o avião antena que serviria para receber e transmitir as imagens das motas. Lamentável.
terça-feira, agosto 14, 2007
Dia D

Com a chegada à Torre, há grande probabilidade de acontecer uma seriação definitiva para o contra-relógio de amanhã. A escalada, porém, ao ser feita pelo lado de Seia, não representa tantas dificuldades como se acontecesse pela Covilhã, mas enfim, são 32Km a subir e a 3ª contagem de montanha do dia.
Quanto a Cândido Barbosa, a vitória de ontem veio lançar alguma confusão, ao conseguir que este amealhasse mais 10 segundos sobre todos os outros -David Blanco já se veio queixar, não deixado de ameaçar que a etapa da Torre, hoje, não será discutida ao Sprint.
José Azevedo entrou também nesse jogo psicológico e afirmou conhecer bem a Serra, eleita para preparar os seus Tour. Oscar Sevilla mantém-se à espreita e Eladio Jimenez, vencedor na Sra. da Graça, tem responsabilidades.
Por fim há Nuno Ribeiro, último vencedor português no alto da Serra da Estrela e que poderá ter uma palavra a dizer, caso Américo Silva o deixe...
Cândido, de amarelo, tem já a Volta ganha - 4 vitórias e 5 dias de amarelo vestido. Mas, como o próprio admitiu, a sua carreira aproxima-se do ocaso, e terminar sem a vitória das vitórias, não estará nos seus planos, nem no de milhares e milhares de portugueses.
domingo, agosto 12, 2007
100 Anos
sábado, agosto 11, 2007
Eladio Jimenez mais fuerte

Menos decisiva que outrora, a verdade é que a subida ao Monte Farinha continua mítica, quer pelo espectáculo que proporciona, quer pela atracção crescente que leva a que dezenas de milhares de pessoas escalem os seus 8 Km para não deixarem de ver, in loco, o grande esforço dos heróis da estrada.
Cândido Barbosa, com este 3º lugar, consegue manter a camisola amarela sendo de prever que a mantenha até ao final da etapa da Torre onde, prevejo, a perderá para David Blanco. O galego parece-me ser o ciclista melhor posicionado para a vitória final. Mas muitos Kms faltam percorrer.
Ainda mais forte
sexta-feira, julho 27, 2007
Que tal um Debate da Nação?
Pois bem, esta foi a transferência de um jogador do 3º classificado português para uma equipa uefeira espanhola, por 20 milhões de euros. O campeão português transferiu para o campeão espanhol um dos melhores jogadores da Liga passada por 30 milhões, mais 50%. Por mais ainda, saiu Anderson para o campeão inglês. Não me lembro de nenhum dos casos ter dado 1/3 da celeuma - mas é ao que já estamos habituados.
segunda-feira, julho 16, 2007
Estaline?
quinta-feira, julho 12, 2007
Where else?
Acho que sim. Já na nossa anterior Presidência, o documento mais importante a ser produzido ficou conhecido como a Estratégia de... Lisboa. Acrescentou ainda Sócrates que, dessa forma, estariamos perante uma "bonita tradição". À parte esta pieguice efeminada, o sinal que o nosso PM dá é o de que, em Portugal, existe Lisboa, só.
Em anteriores momentos fundamentais da vida da UE, assinaram-se tratados importantíssimos em Maastricht e Nice, 2 cidades não capitais e que, nem por isso, deixaram de poder figurar na História. Mas, Portugal, este provinciano país governando por um deslumbrado do Parque Eduardo VII, só pode dar Lisboa a conhecer ao mundo. O resto, o deserto, não importa mostrar.
quinta-feira, julho 05, 2007
Vá você, Sr. Ministro
sexta-feira, junho 29, 2007
Tudo como dantes
Mais uma
quarta-feira, junho 27, 2007
A Prazo
Allgarve
terça-feira, junho 26, 2007
Por terras do Alvão
segunda-feira, junho 25, 2007
Sem Vergonha
sexta-feira, junho 22, 2007
Que Noite!
quarta-feira, junho 20, 2007
Bem prega Frei Tomás
terça-feira, junho 19, 2007
Devagar

Deu mesmo até para ver que mais de metade dos nossos jogadores são, à escala mundial, perfeitamente de segunda linha. Mais, jogaram grande parte do jogo atletas que nem nos seus clubes se afirmam como titulares...
No primeiro jogo, Portugal também entrou a perder com a França, acabando por dar a volta ao resultado. Fico à espera do jogo em que a reviravolta não apareça...
sexta-feira, junho 15, 2007
Acusado?
segunda-feira, junho 11, 2007
Recuo?
quarta-feira, maio 30, 2007
Inacreditável, Sr. Pinto da Costa
A F.C. Porto - Futebol, SAD vem pelo presente comunicar que chegou a um acordo de princípio com o clube Manchester United FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Anderson Luís de Abreu Oliveira.
Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da F.C. Porto - Futebol, SAD.
Porto, 30 de Maio de 2007
Este comunicado, que retirei daqui, constitui um passo em falso na possibilidade de termos em Portugal uma verdadeira estrela a jogar futebol. Anderson é o tipo de jogador, tal como Deco, que pode levar uma equipa a títulos e à obtenção de retornos financeiros. Tal como com Deco, Anderson deveria ser rentabilizado e valorizado no clube. Depois de Diego, esta é a segunda vez em pouco tempo que Pinto da Costa desbarata verdadeiros talentos. Foi buscar Lino(!?) à Académica...
segunda-feira, maio 28, 2007
Heróis de Viena

Fez ontem precisamente 20 anos desde o jogo do Prater onde o FC Porto se sagrou campeão europeu. Num jogo contra um gigante europeu, o Bayern de Munique, em que saiu vencedor o outsider. Apesar de ter entrado a perder, o Porto deu a volta ao resultado com golos de Madjer e Juary (na foto), tendo protagonizado, a meu ver, uma das mais belas páginas desportivas nacionais. Na altura, tinha eu 8 anos e vivi a minha primeira, talvez a maior, alegria enquanto portista. Ficarão para sempre na minha retina o golo de calcanhar de Rabah Madjer e a oração, ajoelhado no relvado, de Juary logo após a consumação da reviravolta no marcador. Ontem, o FC Porto homenageou os homens desse dia. Quase ninguém faltou à festa. Os ausentes: Inácio e Jaime Pacheco, o malogrado Zé Beto, e Józef Młynarczyk, que infelizmente não pôde comparecer para grande desânimo meu - foi sempre o meu guarda-redes fetiche. Na volta ao estádio, viu-se emoção como nunca havia visto nas bancadas do Dragão. Homenagem sentida de todos os portistas e, estou em crer, de quase todos os portugueses aos homens que souberam contrariar o favoritismo do adversário para projectar o clube e o país para a ribalta do futebol europeu.
Hugo Chávez, o Ditador
quinta-feira, maio 24, 2007
Onde?
77ª
quarta-feira, maio 23, 2007
Outra vez
Terão o que querem?
terça-feira, maio 22, 2007
Regresso da Censura

segunda-feira, maio 21, 2007
domingo, maio 20, 2007
Bicampeões!!!
sexta-feira, maio 18, 2007
8,4
Mas, não é. Este número (8,4) traz associados os problemas de centenas de milhares de portugueses. Corresponde à taxa de desemprego, no país e constitui apenas a média. No Norte, essa taxa é de 9,5%.
Mais preocupante, ainda, é a taxa de desemprego entre os jovens activos até aos 24 anos - aí chega-se ao inacreditável número de 18,1%.
Esta dramática situação, em Portugal, apenas encontra paralelo em meados dos anos 80, mais ou menos no tempo em que andava por cá o FMI - é que estavamos tecnicamente falidos...
quinta-feira, maio 17, 2007
Bom sinal

Desaparecida

Decisões, afinal não foram
terça-feira, maio 15, 2007
Deixemos de pagar impostos!
