domingo, outubro 21, 2007

Mais Pobres

Este fim de semana arderam 70 hectares de floresta no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para quem, como eu, é fã daquele Parque foi impossível ficar indiferente a esta perda. E hoje, ao ver no Jornal da Tarde as declarações do responsável da protecção civil, foi fácil de entender que o incêndio consumiu parte importante daquela rica paisagem. Segundo ele, que trabalha no Parque há mais de 26 anos, foram consumidas espécies arbóreas protegidas e foram destruídos os habitats de algumas espécies animais.

É claro que, a seguir, apareceu o Sr. Director do Parque, chamado Henrique Pereira a declarar "a área ardida é essencialmente pinhal, e não foram afectadas espécies protegidas". Ainda disse outras enormidades, mas sempre a desvalorizar esta tragédia que se abateu nas imediações da Pedra Bela e da Portela do Homem. Eu, que sempre tive os directores dos Parques Naturais como eternos defensores da Natureza, muitas vezes contra as pessoas que os nomearam, deixo cair por terra este meu preconceito - ainda por cima por causa do Director de um dos Parques que mais me diz.

1 comentário:

D. disse...

há dois anos atrás estive a acampar perto do Gerês e durante os cinco dias que lá estive, ardia por todo o lado, nenhuma medida foi tomada entretanto, o que prova que esta gente está pouco preocupada em prevenir os incêndios... este fim de semana também ardeu a bouça atrás de minha casa, e nota-se que é fogo posto, será que não há ninguém que consiga impedir estes assassínios de floresta?