quarta-feira, abril 18, 2007

Barbárie

Bem sei que os EUA constituem um enorme país que, pela sua grandeza, estão mais susceptíveis a actos tresloucados, gloriosos, vergonhosos, motivo de orgulho... Pela sua grandeza, o bom e o mau acontecem mais vezes do que em países minúsculos, como Portugal, por exemplo. Mas, não começam a ser recorrentes estes actos de ataques a escolas por parte de alunos da própria escola?
A parte boa, se é que pode existir no meio deste crime hediondo, é que se resuscita o debate sobre o fácil acesso dos americanos a armas. O autor do massacre comprou o seu arsenal, legal e facilmente numa loja como outra qualquer cuja única restrição é o comprador ter 18 anos aou mais - recordo que, para comprar uma cerveja nos EUA, tem que se ter mais de 21 anos...

5 comentários:

Anónimo disse...

Lá está a importância dada às coisas, qual é mais perigoso!? um bebado ou uma pessoa armada!? Agora fora de brincadeiras ñão é só pela grandiosidade e pela diversidade do paÌS que estas coisas acontecem, está intrinsecamente ligado à cultura do povo americano e á sua educação ( neste caso a falta dela). Corro o risco de me estar sempre a repetir quanto à educação ( deve ser defeito de profissão!)mas acho que é a base da sociedade. Só mais uma coisa, já alguem ouviu algum membro do estado americano a falar ( com atençao ao discurso despejado) é um exercicio interessante para compreendermos melhor essa grande nação que são os States...

Marco disse...

Aí já discordo. Há uma teoria crescente que defende a estupidez generalizada dos americanos.
Eu acho que, apesar de terem eleito o Presidente actual, ainda são uma nação com balanço positivo na humanidade - o seu contributo positivo excede o negativo.

Anónimo disse...

Já nem coloco a questão Bush, aliàs não o mencionei. Mas tenho muitas dúvidas quanto a esse balanço positivo. é claro que depende das áreas que falamos, mas politica e culturalmente até que me provem o contrário, deixam muito a desejar.

D. disse...

a verdade é que se um país bombardeia as pessoas com noticiasd sensacionalistas, de crimes hediondos, que provocam o ódio e a tensão, é natural que muitas das pessoas vivam em pânico e pensem que as armas são a melhor forma de resolver as coisas.

Marco disse...

Concordo. Mas não podemos é confundir a atitude das autoridades com a suposta "estupidez" de todo um povo.