quinta-feira, abril 26, 2007

25 de Abril?

Neste dia, supostamente da Liberdade de todos nós, houve um grupo de pessoas impedido de entrar em Lisboa - os Super Dragões. Seguiam em viagem de autocarro para assistir ao jogo de hóquei entre Benfica e Porto e foram emboscados, emboscados (!?), logo depois das portagens de Alverca. Com vários carros ligeiros e uma carrinha recheada de agentes do corpo de intervenção da PSP, obrigaram o autocarro a inverter o sentido e regressar ao Porto.

Não morro de amores pelas claques, por nenhuma. Mas neste país que se diz livre, não posso conceber que, seja quem for, seja impedido de entrar onde quer que seja, sem motivo. É claro que a PSP disse que não havia condições para receber os adeptos do Porto. Mas, o pavilhão nem sequer encheu e houve venda de bilhetes até à hora do jogo.


Ora, o que se passou é que a comissária da PSP a que Filipe Vieira, o rei dos pneus, se referiu como dona de casa aquando do Benfica-Porto em futebol quis fazer-lhe o jeito. Escolheu a pior forma - limitou a liberdade de um conjunto de adeptos de forma incompreensível.


Mas, e como se diz muitas vezes, escreve Deus direito por linhas tortas, o Porto acabou por vencer por 3-2, ficando agora a apenas 1 vitória do hexa-campeonato. O 25 de Abril, visto de cá do Norte, tem sido assim: vencer de forma legítima, ainda que dificultada, o Poder centralista de Lisboa. São as chamadas bofetadas de luva branca.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se estivessemos antes do 25 de Abril de 74 já estavas indiciado pela PIDE por atitudes subversivas e pró liberais em defesa de um clube. Estou a brincar, de facto é lamentavel, mas também é lamentavel que as claques, por norma, não saibam muito bem até onde vai a sua própria liberdade. E os ultimos acontecimentos também não têm sido uma ajuda na sensibilização à causa das claques.
às vezes mais vale prevenir do que remediar, embora também ache que era mais " engraçado" ter o estádio cheio.