domingo, outubro 10, 2004

O Debate

Ontem, fui daqueles que perdeu umas horas de sono para ver o debate entres estes dois senhores em directo, desde o Missouri. Parece que as horas de sono foram mesmo perdidas. Na análise que fui fazendo, parece-me que Bush esteve bem melhor que no passado debate e chegou a haver momentos em que ultrapassou mesmo o melhor Kerry. Ainda assim, dava um empate ao confronto de ontem. Hoje, nas notícias portuguesas todas as análises davam a vitória a Kery. Terei eu visto bem as indecisões de Kerry quanto à política externa ou estava já a dormir?

De qualquer forma, Bush revela-se bem melhor a debater do que aquilo que dele fazem crer. Mesmo defendendo coisas pouco defensáveis, ele lá se vai safando. E, ao que parece, ganhando alguns pontos rumo à vitória. Falta é saber quem e quantos estão a perder.

2 comentários:

Pedro Lino disse...

Eu também vi o debate. Eu creio que kerry esteve melhor em quase tudo. Claro que na política externa ele tenta ser só um bocadinho diferente a Bush, por precaução. E com isso perde. Ganha indecisões e quase nada o distingue...

Quanto à capacidade de debate de Bush, creio que nestes debates não há grande margem de manobra. Tudo já vem ensaiado e pouca margem há para o improviso. Mesmo com muito ensaio, Bush tem-nos deixndo umas belas pérolas de gaffes!

Marco disse...

Desculpa lá Pedro, mas não acho nada assim. Mesmo a comunicação social internacional tem reiterado sucessivas análises à boa perfomance de Bush, não invalidando lhe atribuírem derrotas nos debates.
Quanto ao debate em si, Kerry teria muito a ganhar em política externa. É isso que o distingue, ele não teria que se esforçar por ser diferente - ele já o é. Teria era que potenciar a diferença e isso é que não consegue fazer.