segunda-feira, março 01, 2004

Revolta? Aquilo que move meio mundo

Afirma JV do Confronto, blog amigo, a sua revolta face ao facto de milhares de pessoas se terem deslocado ao Dragão para testemunharem aquilo que concluo como um acto de dignificação de Portugal e dos portugueses ante o gigante inglês.
A ti, JV, respondo:
Pelo post deduzo que, caso mandasses, proibirias o futebol tal como a livre criação artística era proibida pela nossa censura, ou como estavam proibidos mulheres e negros de participar nas primeiras olimpíadas dos tempos modernos.
Depois a questão do dinheiro - recorrente, esta. Permites-me que te faça uma pergunta?: Quem te mandatou para gerires as finanças de todos os que, livremente, escolhem ir ao futebol, gastando o seu (deles) dinheiro?
Bem sei quão complicado é, em certas situações, alcançar a essência da democracia. Aceitar a liberdade de escolha dos outros é algo que exige maturidade e respeito por eles.
Por isso, JV te dou uma sugestão, caso permitas: antes de concluíres a tua crítica, tenta afastar os dogmas que te assombram a alma, tenta ouvir as pessoas, conhecer as suas motivações. Caso contrário serás sempre um arauto do descontentamento infundamentado. Serás sempre um revoltado a lutar contra as simplicidades da vida com a frustração com que D. Quixote lutava contra moinhos de vento.

Sem comentários: