terça-feira, outubro 07, 2003

João Paulo II

Avolumam-se as notícias que dão conta da cada vez mais débil saúde do Papa. Parece que, para aparecer em público por breves horas, já tem que ser sujeito a tratamentos especiais.
É pena que assim seja. O seu pontificado tem sido pautado por 2 valores que penso essenciais: a humanidade e a humildade. Mostrando-se sempre sensível aos conflitos que foram surgindo, o Papa teve ainda tempo para reconhecer erros tremendos que foram cometidos pela Igreja Católica ao longo dos tempos (Inquisição, apoio a Hitler, perseguição aos Judeus, etc.).
E foi neste ponto que foi marcada a diferença: enquanto os seus antecessores sempre se escudaram no precário argumento da contextualização dos factos, João Paulo II assumiu, sem tibiezas, as injustiças cometidas e pediu mesmo desculpa às vítimas de perseguição.
Todo o Mundo se vai preparando para o pior. As biografias começam já a ser feitas nas redacções dos jornais e revistas e não tenho dúvidas que, nesta reflexão sobre o Sumo Pontífice, lhe será feita justiça.

Sem comentários: