quarta-feira, maio 30, 2007

Inacreditável, Sr. Pinto da Costa

Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

A F.C. Porto - Futebol, SAD vem pelo presente comunicar que chegou a um acordo de princípio com o clube Manchester United FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Anderson Luís de Abreu Oliveira.

Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da F.C. Porto - Futebol, SAD.

Porto, 30 de Maio de 2007


Este comunicado, que retirei daqui, constitui um passo em falso na possibilidade de termos em Portugal uma verdadeira estrela a jogar futebol. Anderson é o tipo de jogador, tal como Deco, que pode levar uma equipa a títulos e à obtenção de retornos financeiros. Tal como com Deco, Anderson deveria ser rentabilizado e valorizado no clube. Depois de Diego, esta é a segunda vez em pouco tempo que Pinto da Costa desbarata verdadeiros talentos. Foi buscar Lino(!?) à Académica...

segunda-feira, maio 28, 2007

Heróis de Viena

Este Domingo, viveram-se no Dragão emoções fortes. Não pelo jogo de futebol entre campeões das 2 ligas, mas pela homenagem aos heróis de Viena.
Fez ontem precisamente 20 anos desde o jogo do Prater onde o FC Porto se sagrou campeão europeu. Num jogo contra um gigante europeu, o Bayern de Munique, em que saiu vencedor o outsider. Apesar de ter entrado a perder, o Porto deu a volta ao resultado com golos de Madjer e Juary (na foto), tendo protagonizado, a meu ver, uma das mais belas páginas desportivas nacionais. Na altura, tinha eu 8 anos e vivi a minha primeira, talvez a maior, alegria enquanto portista. Ficarão para sempre na minha retina o golo de calcanhar de Rabah Madjer e a oração, ajoelhado no relvado, de Juary logo após a consumação da reviravolta no marcador. Ontem, o FC Porto homenageou os homens desse dia. Quase ninguém faltou à festa. Os ausentes: Inácio e Jaime Pacheco, o malogrado Zé Beto, e Józef Młynarczyk, que infelizmente não pôde comparecer para grande desânimo meu - foi sempre o meu guarda-redes fetiche. Na volta ao estádio, viu-se emoção como nunca havia visto nas bancadas do Dragão. Homenagem sentida de todos os portistas e, estou em crer, de quase todos os portugueses aos homens que souberam contrariar o favoritismo do adversário para projectar o clube e o país para a ribalta do futebol europeu.

Hugo Chávez, o Ditador

A RCTV (Rádio Televisão de Caracas) calou a sua emissão por ordem governamental. Em mais um acto atentatório contra a liberdade de expressão na Venezuela, Hugo Chávez persegue a sua política ditatorial. Vozes calam, mas deviam falar.

quinta-feira, maio 24, 2007

Onde?

1,5 milhões de euros foi o montante gasto na feitura do novo site da Lusa. É só clicar e tentar ver onde pára o dinheiro. Eu, pelo menos, não consigo descortinar. O design é datado, mesmo pobre, e a funcionalidade não é superior à da versão anterior.
Claro que, assim, as carreiras dos funcionários públicos têm mesmo que ser congeladas...

77ª

Começou hoje a última Feira do Livro a realizar no Pavilhão Rosa Mota. E este é só um factor adicional para que se torne obrigatória, pelo menos, uma visita.
O certame deste ano destaca o escritor Vasco Graça Moura, estando prevista uma apresentação da sua obra e raízes na Café Literário, pelas 18:00 do dia 9 de Junho, por Gil Moreira dos Santos, José Manuel Mendes e Luís Miguel Queirós.
No campo das exposições permanentes, 2: uma dedicada à censura no Estado Novo - Livros Proibidos na Ditadura de Salazar; outra constituída por uma recolha de cartunes do Museu da Imprensa sobre Gutenberg.
A Feira estará aberta ao público até dia 10 de Junho, das 16 às 24 horas, todos os dias. Excepção feita para o Dia Mundial da Criança (1 de Junho, Sexta-Feira) em que a abertura será antecipada para as 10h.

quarta-feira, maio 23, 2007

Outra vez

Carmona Rodrigues anunciará hoje que se irá recandiatar à Câmara de Lisboa, dá notícia o Público.
São destas notícias que o país precisa. O maior município do país, a braços com a crise política mais profunda de sempre, vê os seus principais responsáveis a quererem continuar a governá-lo. Dramático.
E com Carmona, são já 11 os candidatos. Uma farturinha!

Terão o que querem?

Ainda na novela do desaparecimento de Madeleine, é sabido que os pais fazem tudo para obterem cobertura mediática para o caso.
Mas, já não são raros os episódios de indisposição do pai face a insistências dos jornalistas. Parece-me que não está a conseguir alcançar o equilíbrio entre o razoável mediatismo para que o caso não seja esquecido e impedir que haja uma devassa total da vida da família.
Hoje, os pais visitaram o Santuário de Fátima. O batalhão de jornalistas era tal que se viram obrigados a encetar uma "fuga" no final das suas orações.

terça-feira, maio 22, 2007

Regresso da Censura

O episódio do processo disciplinar interposto a Fernando Charrua, funcionário da DREN, constitui um acto censório, inaceitável e inédito no Portugal pós 25 de Abril.


Ao que parece, o processo, que já teve o efeito de suspender Charrua, tem que ver com uma piada que este disse a propósito da (alegada) licenciatura de Sócrates. Convém saber que o fez no recato do gabinete, não numa cerimónia pública, ao contrário do Ministro Mário Lino. Charrua teve o azar de ter por perto uma funcionária zelosa, graxista, mais que pidesca e desprovida de escrúpulos que se apressou a participar o episódio. Quem, dos portugueses, não brincou já com as hailitações do Primeiro-Ministro? Nem durante o Estado Novo o humor era assim punido.


Fernando Charrua, professor de inglês, era funcionário da DREN há 20 anos. Foi deputado à Assembleia da República e tem feito um notável trabalho sempre na área da Educação. É, partir de agora, a primeira vítima de um processo de delito de opinião da democracia portuguesa.


Este caso, que começou a ecoar nos blogues, passou a ter expressão no Jornal de Notícias há alguns dias. Só hoje a RTP se referiu a ele, mas o também zeloso jornalista, terminou a peça afirmando "ter Charrua já falado demais".


O lápis azul, ao menos era assumido. A censura deste governo é cobarde, e dirige-se a um ponto sensível - o emprego, que cada vez mais é um bem raro.

segunda-feira, maio 21, 2007

Medo, muito medo

"Alemanha passa pasta da campetitividade a Portugal", noticia o Diário Digital.

Está bem entregue...

domingo, maio 20, 2007

Bicampeões!!!

Quem, como eu, hoje esteve no Estádio do Dragão, apenas poderá dizer "campeões allez!!!".
É que, à semelhança do que aconteceu no campeonato, este foi um Porto dominador, mas perdulário; cheio de talento, mas a falhar quando tudo parecia fácil.
É claro que, do outro lado do campo, estava um aflito Aves, que entrou duro e organizado e, com o golo, chegou a acreditar. Mas, alguns assobios e, estou em crer, a palestra ao intervalo atiraram a equipa portista para uma exibição segura e até recheada de golos.
Para a história, o 22º Campeonato do Futebol Clube do Porto e também a descida do Desportivo das Aves. O Prof. Neca acreditou até ao fim e, não fora a derrota da semana passada e a manutenção teria sido mais do que uma miragem.
Lá para os lados da 2ª circular, jogava-se hoje também o título, em caso de derrota do Porto, é claro. Daí que as vitórias que Benfica e Sporting conseguiram não serviram para mais senão confirmar as posições que já ocupavam no campeonato. Ainda na capital, os portistas tentaram festejar na Avenida da Liberdade, e digo tentaram porque, de imediato lá foi colocado um cordão policial para evitar que os portistas... causassem confusão. Enfim, apenas digo "Bicampeões de Portugal somo nós!!".

sexta-feira, maio 18, 2007

8,4

É um número, que podia ser como outro qualquer.

Mas, não é. Este número (8,4) traz associados os problemas de centenas de milhares de portugueses. Corresponde à taxa de desemprego, no país e constitui apenas a média. No Norte, essa taxa é de 9,5%.

Mais preocupante, ainda, é a taxa de desemprego entre os jovens activos até aos 24 anos - aí chega-se ao inacreditável número de 18,1%.

Esta dramática situação, em Portugal, apenas encontra paralelo em meados dos anos 80, mais ou menos no tempo em que andava por cá o FMI - é que estavamos tecnicamente falidos...

quinta-feira, maio 17, 2007

Bom sinal

Não escondo algumas reservas em relação ao novo Presidente da França. Contudo, ontem, no mesmo dia em que tomou posse no Eliseu, deslocou-se a Berlim e, num encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, motrou-se empenhado em resolver os problemas institucionais que afectam a UE, hoje.

Veio afirmar a necessidade de o eixo franco-alemão se mobilizar na busca de um novo tratado contitucional, menos abrangente do que o primeiro. É nítido que gerir a UE a 27 é completamente diferente de gerir uma CEE a 12, pelo que as regras têm que mudar, sob pena de paralização institucional, como aconteceu, por exemplo, com o veto da Polónia na negociação da UE com a Rússia.


A ideia será, pois, que se alcance um tratado que vise apenas a necessária mudança no funcionamento dos órgãos de decisão comunitários, deixando para segundo plano, tudo o resto que foi previsto na proposta apresentado por Giscard d' Estaign.


Esta preocupação, logo desde o início do mandato, será um bom sinal, pois as minhas reservas tinham que ver com o receio de Sarkozy ser mais "francês e menos europeu".

Desaparecida

Esta cadelinha é a responsável pela detenção de José Mourinho, em Londres. O treinador, constatada a ausência de quarentena do animal no seu regresso a Inglaterra, foi intimado a entregá-lo às autoridades. Desobedeceu e acabou na esquadra a ter de pagar uma caução para fugir à prisão.

Nos entretantos, a cadela fugiu - ao que consta, sem pagar qualquer caução...

É impressão minha ou este caso tem grandes semelhanças, salavaguradadas as óbvias diferenças, com o do Sargento Luís Gomes? Mourinho prefere a prisão a entregar aquele ente querido às autoridades.

Decisões, afinal não foram

Há uma semana escrevi que a jornada passada iria ser a de todas as decisões. Afinal, não aconteceu. No fundo da tabela, apenas se safou, desde logo, a Académica de Coimbra que, mesmo perdendo o jogo com o Sporting, garantiu a manutenção.
No topo, e com o líder a perder pontos, ainda Sporting e Benfica aspiram a ganhar a Liga.
Para a última jornada do campeonato, a de todas as decisões, mesmo, não me importava que Porto, Sporting e Benfica perdessem. Era engraçado.
Já agora, Leixões e Vitória de Guimarães regressaram à 1ª Liga. Os matosinhenses estavam há quase 20 anos fora da 1ª divisão, mas têm a melhor massa adepta portuguesa, pelo que foi um regalo assistir à festa vermelha e branca. Já o Guimarães regressa ao convívio dos grandes, de onde nunca deveria ter saído. O trabalho de Manuel Cajuda foi monstro e o desaire do Rio Ave nesta recta final do campeonato apenas veio antecipar uma subida que as gentes vimaranenses bem merecem.

terça-feira, maio 15, 2007

Deixemos de pagar impostos!

É só o episódio mais recente: o programa de apoios públicos para o triénio 2007-2009 a projectos turísticos será concedido apenas em áreas consideradas estratégicas. E quais são essas áreas? Lisboa, Costa do Estoril, Algarve e Madeira.

David Pontes, do JN, afirma, a propósito no editorial de hoje que nós, no Norte, podemos andar distraídos, mas não somos parvos. Eu discordo. Acho que andamos distraídos e que só podemos ser parvos. Admitirmos, desta forma serena e calada, todos os ataques que nos têm sido desferidos não abona nada a nossa inteligência colectiva.

Bem sei que nos falta um líder, talvez eleito para ter legitimidade, como defende Miguel Cadilhe. Mas onde pára a força do povo? Por onde tem andado a consciência destemida da população nortenha? Perdemos o espírito inconformado que na história sempre nos caracterizou?

Mais do que calados, temos estado submissos. Ontem, ao mesmo tempo que se anunciavam as prioridades para o Turismo, o governo ainda lembrava que as SCUT do Norte têm que começar a ser pagas ainda em 2007 - não há tempo a perder.

Custa-me, além dos prejuízos que advêm da assimetria crescente, que este governo seja protegido. Admito que algumas vozes tenham medo, pelos seus empregos, preferindo calar a expressar indignação e arriscar represálias, mas não aceito. Assim como não aceito que a esquerda nortenha, excepção feita ao deputado Honório Novo, se cale quando devia falar. Vivemos num clima de complexo da inferioridade e da ditadura do politicamente correcto onde se considera provinciano defender uma região, mesmo quando está em causa a morte dessa mesma região.

A Região de Turismo do Douro, ainda sem estratégia porque este governo engavetou o Plano que lhe foi apresentado, vai receber zero até, pelo menos, 2010. O Alto Douro Vinhateiro é Património da Humanidade e, segundo consultoras internacionais, tem um enorme potencial na atracção de turismo de qualidade - para o governo não. Enquanto isso, a região vai deprimindo pelo crescente desinvestimento e abandono.

A minha sugestão é simples: o governo não está a utilizar a receita dos impostos segundo o princípio da redistribuição da riqueza. Como tal, devemos suspender as nossas contribuições até que a situação se regularize. Elevemos a nossa voz, deixemos de pagar impostos e talvez os governantes deixem de se rir de nós.

Moralismo ou Responsabilidade?

Uma jovem de 17 anos foi apredejada até à morte por uma multidão, de homens, que a acusavam de desonra. Aconteceu em Abril, no Iraque.
Dua Khalil Aswad professava a religião Yezidi, que é um mix de várias outras religiões como o budimo, o cristianismo e até o islamismo. O grave "crime" que cometeu foi o de se ter apaixonado e querer casar-se com um jovem sunita muçulmano. Ao que parece, a jovem ter-se-ia já convertido ao islamismo o que provocou a ira irracional dos seus assassinos.
Já depois, um autocarro com trabalhadores da mesma zona foi emboscado por muçulmanos, que separaram os da religião Yezidi. Conduziram-nos, então, para um local ermo e fuzilaram-nos.
Ora, eu não gosto de impor aos outros o que quer que seja, muito menos crenças e religião. Mas, permitir que continuem estas situações a acontecer significa a nossa demissão dos valores que devem ser universais, aqui, no Islão ou em Cuba.

A Mediocridade

À hora de almoço, de há uns dias para cá, tenho sido "obrigado" a aturar a Praça da Alegria, da RTP. O programa, com um formato clássico, é já incontornável no canal público e, ao que parece, com bons resultados. Mas, porque não há bela sem senão, o actor Guilherme Leite é um dos residentes a tentar fazer humor. O senhor, pago por nós todos, é uma nulidade. Como actor, é mau, as suas personagens são datadas e sem graça nenhuma e, ainda por cima, temos que o aturar em campanha política partidária permanente. Ora, já não há pachorra para tanta mediocridade - ao ouvi-lo, até me vejo a suspirar pelo Quim Roscas e pelo Estacionâncio...

segunda-feira, maio 14, 2007

A Fé


Mais de meio milhão de pessoas acorreu a Fátima neste 13 de Maio.

As celebrações, presididas pelo Cardeal Ângelo Sodano, não puderam ser vistas, in loco, por todos os fiéis que acorreram ao Santuário, já que foram muitos os que não conseguiram chegar ao recinto.

Perante tal manifestação de fé, o Cardeal Sodano não deixou de emendar a mão daquilo que foram as declarações de Bento XVI, quando este se manifestou pouco entusiasta de Fátima. Parece que estará para breve a visita do novo Papa. E este volte face a que se deverá? Tenho a sensação que terá sido explicada a Bento XVI a importância do fenómeno "Fátima" para a Igreja Católica, em Portugal e no mundo. E, contra factos, terá falado mais alto o instinto de sobrevivência e a percepção de que este filão ainda está para durar e rentabilizar.

That Close!!!!

Incrível o jogo deste Domingo entre o Paços de Ferreira e o Porto. Com o Sporting a inaugurar o marcador em Coimbra, logo aos 3 minutos, em mais uma das já habituais ofertas da defesa adversária, o Porto só podia ter os olhos num resultado que não a derrota. Mas os pacenses, na única vez em que visaram a baliza portista nos primeiros 75 minutos, marcaram. Um livre onde Quaresma não fez o que lhe competia - barreira - permitiu a Antunes inaugurar o marcador. Seguiu-se um dilúvio, uma grande tromba de água que transformou o relvado num charco dificultando o trabalho à única equipa que tentava, mal, fazer algum trabalho de ataque.
O golo do Porto, já tardio, foi marcado por Adriano num lance extremamente confuso que nasceu de um canto. E a partir daí, houve mais um punhado de ocasiões em que os líderes e actuais campeões poderiam ter marcado o segundo.

Para a história, o resultado e a exibição de um Paços de Ferreira combativo e quase imbatível, em casa.

sábado, maio 12, 2007

Fim de Semana de Decisões

Primeiro o Sporting, depois o Porto, entram em campo para a decisão do campeonato. O discurso desta semana dos leões tem sido o da confiança numa derrota dos portistas. É verdade que, em Paços de Ferreira, ainda quase ninguém passou, mas um discurso tão derrotista quando se fala do adversário cheira mais a desespero do que a pressão. Há uma variante que, parece, as pessoas se desabituaram a contemplar: Anderson. Graças à sua lesão, cirúrgica, foi possível conferir emoção ao campeonato. O grego do Benfica sabia quem estava a lesionar. Tal como o outro grego sabia, na época passada. Mas, mesmo com Jesualdo, o Porto tem todas as condições para ser um justo campeão.

quinta-feira, maio 10, 2007

Sobranceria Inglesa

No recente e trágico caso do desaparecimento de uma criança na Vila da Luz, Algarve, a comunicação social britânica tem estado mais preocupada em atacar os portugueses e as nossas polícias do que em ajudar.

Factos: um casal inglês, de férias no Algarve, deixa os seus 3 filhos sózinhos no quarto de hotel enquanto vão jantar. Ao regressarem, constatam o desaparecimento da mais velha, de 3 anos. Inicia-se uma busca que envolve as forças de segurança nacionais e, mais tarde, internacionais e envolve-se a população de forma voluntária e empenhada.
Até hoje, Maddie ainda não foi encontrada. Pelo meio, e segundo fonte da PJ, foram abandonadas centenas de pistas e algumas teorias por falta de consistência, estando, neste momento, a prevalecer a tese de que a menina terá sido raptada por uma rede de pedofilia.

Postos os factos, alguma imprensa inglesa, principalmente os tablóides, têm atirado acusações à forma como a investigação está a decorrer, chegando mesmo a dar voz a supostos especialistas britânicos bastante críticos. Apercebendo-se que existe alguma censura ao facto de os pais terem abandonadoos filhos na noite do desaparecimento, devolvem a acusação, titulando "Não acusem os pais! Acusem a polícia!".

Enfim, mesmo depois de uma forte acção do embaixador português em Londres e até o envolvimento de Paulo Ferreira e Cristiano Ronaldo, continua a haver jornais bastante cáusticos na cobertura do caso. É a sobranceria típica de um povo com o complexo da superioridade e que consegue, não raras vezes, ultrapassar os limites da decência e até da inteligência na forma como permite e consome alguma imprensa.

quarta-feira, maio 09, 2007

Feita (alguma) Justiça

Foi libertado hoje Luís Gomes, o pai de Esmeralda. Não quero entrar em grandes considerações primeiro porque não sou jurista e, segundo, porque me recuso a usar o tom populista de alguma comunicação social impelida por um povo ávido de histórias comoventes. Mas, enquanto cidadão não posso compreender como se mantém preso um homem por incumprimento de uma ordem do tribunal, mesmo depois de ela já ter sido cumprida.

Acabou a Palhaçada

Finalmente terminou o golpe de teatro de Carmona Rodrigues. Ao contrário do que preconizara, não conseguiu manter a Câmara eleita, tendo hoje ficado sem quorum. Ao cair o executivo, cai também alguma consideração que ainda tinha pelo até agora Presidente da CM Lisboa. Ele protagonizou um triste episódio da nossa democracia e, culpado ou incente, não se livrará de ter estado agarrado ao cargo, recusando sair mesmo quando tudo à sua volta era fogo.

quinta-feira, maio 03, 2007

A bem da Verdade

Aqui fica um vídeo que nos traz alguma luz sobre a grande vitória do terrorismo na Europa, 11 de Março, em Madrid:

http://www.youtube.com/watch?v=1VPoR0Hn1Mc

quarta-feira, maio 02, 2007

Mala Pata

Pois, ao contrário do que auguraram muitos, José Mourinho não foi obreiro único das recentes vitórias europeias do Porto.
Há 3 épocas no Chelsea, a carreira tem sido fantástica mas, a nível europeu, títulos, nem vê-los. E nem se pode dizer que é um problema de equipa. Os resultados até têm aparecido com várias vitórias e presenças nas eliminatórias finais da Liga dos Campeões. Mas, nem com Drogba, Lampard, Terry, Essien, Chech, Ricardo Carvalho e companhia consegue o treinador português o título.
Aliás, há 2 meses, em entrevista, Mourinho admitiu que a melhor equipa que treinou foi a do Porto que ganhou a Taça UEFA, e dou-lhe razão.

terça-feira, maio 01, 2007

10 Anos de Terceira Via

Tony Blair completa hoje 10 anos de governação como Primeiro-Ministro britânico. Anunciada que está, para breve, a sua demissão para que lhe suceda Gordon Brown, é tempo de balanços. E são muitos.
Em quase todos, porém, as certezas de que, ao longo de uma década, o inquilino do nº 10 de Downing Street, conseguiu captar largas inimizades entre o seu próprio partido e gerar desconfianças no lado dos conservadores.
A sua ligação aos EUA na importante decisão da invasão do Iraque será uma marca indelével do mandato, para o bem, e para o mal. Mas, houve políticas internas que lhe permitiram granjear sucesso - baixou, nestes 10 anos, a taxa de desemprego de 6,8 para 4,8%; teve, quase sempre, a economia a subir mais do que a média dos países da zona euro; reforçou a autonomia na Irlanda do Norte, na Escócia, no governo da cidade de Londres; manteve políticas tendentes ao welfare state. Contudo, respira-se a necessidade de mudança e Gordon Brown, actual ministro de Blair, acha que a sucessão já vai tardia - o anúncio da data está para breve, mas Blair já disse que a importante cimeira europeia de Junho tê-lo-á como Primeiro-Ministro britânico.